Um destes dias estávamos sem grande coisa para fazer, eu e o pequeno. O pai tinha saído, o tempo estava ranhoso, a gata dormia... Fui buscar os meus feltros e tralha associada e eis que o pequeno aparece e começa a mirar uma caixa de missangas (aproveitadas de um ábaco que lhe deram e que não resistiu quando ele testou a resistência do brinquedo ao seu peso, que é como quem diz, quando lhe pôs um pé em cima!) que estava em cima da mesa. "Bolitas!!!" Humm... não é tarde nem é cedo, bora lá!
Espalhei as missangas na mesa, fui buscar algumas tampas de iogurte que estavam para reciclar, um pau de espetada e uma base de madeira que andava por lá perdida. Eis o resultado:
Actividade básica, eu sei... para os meninos da idade dele isto é brincadeira de bebés. Mas para o Diogo, que recusa qualquer tipo de actividade orientada (sozinho brinca, mas sem uma finalidade) com motricidade fina, foi um êxito! Brincadeira barata e fácil de fazer. Que tal?
Mt bom, assim também trabalha a concentraçao :)
ResponderEliminarUma vez fiz com cherios (cereais) e palitos sem ponta espetados em plasticina.
ResponderEliminarUma das dificuldades da minha filha também é seguir actividades orientadas, mesmo as poucas que aceita fazer desiste passados alguns segundos... (na escolinha é igual, a educadora já tentou de tudo pra cativa-lá mas está difícil).
Nem sei como consegue ficar horas a ver desenhos animados...
bjs
O problema do Diogo é o mesmo: só se concentra se a actividade lhe interessar! É uma luta...
EliminarJá vi que funciona pegar nos gostos deles e usá-los como chamariz, por exemplo, a terapeuta ocupacional cola números (que ele adora) nas bolas para que ele brinque com as bolas e usa letras coladas no espelho para que ele suba para a plataforma inclinada... funciona, só temos que descobrir como despertar o interesse.
Bom Ano, beijinhos
Daniela
Boa ideia!!! E se funciona para ajudar os nossos meninos é o que interessa. Nada de comparações com os ditos "neurotipicos" (andei a ler Jodi Picoult lol), somos todos diferentes, uns nota-se mais do que outros, mas faz parte da nossa vida.
ResponderEliminarTemos a capacidade de dar valor a todas estas grandes etapas, que outros nem sequer notam.
Beijinhos e um Feliz Ano Novo.
Cá em casa também é o mesmo... Só se foca no que lhe interessa :) Beijinhos e Bom Ano para vocês!
ResponderEliminar