As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

domingo, 30 de dezembro de 2012

Motricidade fina: uma ideia!

Um destes dias estávamos sem grande coisa para fazer, eu e o pequeno. O pai tinha saído, o tempo estava ranhoso, a gata dormia... Fui buscar os meus feltros e tralha associada e eis que o pequeno aparece e começa a mirar uma caixa de missangas (aproveitadas de um ábaco que lhe deram e que não resistiu quando ele testou a resistência do brinquedo ao seu peso, que é como quem diz, quando lhe pôs um pé em cima!) que estava em cima da mesa. "Bolitas!!!" Humm... não é tarde nem é cedo, bora lá!

Espalhei as missangas na mesa, fui buscar algumas tampas de iogurte que estavam para reciclar, um pau de espetada e uma base de madeira que andava por lá perdida. Eis o resultado:

  








 Torre acabada, novo jogo: separar as bolitas por cores! Para isso usámos as tampinhas dos iogurtes, que assim que ficavam cheias, se despejavam para voltar a encher!




Actividade básica, eu sei... para os meninos da idade dele isto é brincadeira de bebés. Mas para o Diogo, que recusa qualquer tipo de actividade orientada (sozinho brinca, mas sem uma finalidade) com motricidade fina, foi um êxito! Brincadeira barata e fácil de fazer. Que tal?


5 comentários:

  1. Mt bom, assim também trabalha a concentraçao :)

    ResponderEliminar
  2. Uma vez fiz com cherios (cereais) e palitos sem ponta espetados em plasticina.
    Uma das dificuldades da minha filha também é seguir actividades orientadas, mesmo as poucas que aceita fazer desiste passados alguns segundos... (na escolinha é igual, a educadora já tentou de tudo pra cativa-lá mas está difícil).
    Nem sei como consegue ficar horas a ver desenhos animados...

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do Diogo é o mesmo: só se concentra se a actividade lhe interessar! É uma luta...
      Já vi que funciona pegar nos gostos deles e usá-los como chamariz, por exemplo, a terapeuta ocupacional cola números (que ele adora) nas bolas para que ele brinque com as bolas e usa letras coladas no espelho para que ele suba para a plataforma inclinada... funciona, só temos que descobrir como despertar o interesse.
      Bom Ano, beijinhos
      Daniela

      Eliminar
  3. Boa ideia!!! E se funciona para ajudar os nossos meninos é o que interessa. Nada de comparações com os ditos "neurotipicos" (andei a ler Jodi Picoult lol), somos todos diferentes, uns nota-se mais do que outros, mas faz parte da nossa vida.
    Temos a capacidade de dar valor a todas estas grandes etapas, que outros nem sequer notam.
    Beijinhos e um Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também é o mesmo... Só se foca no que lhe interessa :) Beijinhos e Bom Ano para vocês!

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!