As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Asperger...

Não sei porque carga de água dei comigo a pensar num episódio que se passou em Junho ou Julho...
Estava na cabeleireira e a fulana fala pelos cotovelos... daquelas que conta a vida dela toda e de toda a gente à volta! O costume, portanto, é ficar sentadinha na cadeira e ir acenando que sim ou não, rezando para que ela não se esqueça que é só para cortar as pontas... Não sei porquê, começa a falar que tem um sobrinho: "é autista, tem aquela coisa do sindrome de Asperger: é muito inteligente, muito introvertido, com um feitio danado e daqueles que só anda em biquinhos de pés... até já disse à minha irmã que o tem que mandar para um colégio interno, em Coimbra, onde eles estão habituados a lidar com crianças assim. Era melhor para ele, não acha?"

Nunca contei a ninguém esta meia-hora da minha vida e creio que não me terá feito bem nenhum ouvir estas preciosidades... Enfim, algum dia tinha que sair, foi hoje! E agora que penso nisso... "não, sua idiota! Não acho nada bem que se despeje uma criança com Asperger num sítio onde não conhece ninguém só porque se tem vergonha de lidar com o assunto!!!!!!!"

Só um desabafo tardio...

9 comentários:

  1. Se fosse filho dela, se calhar já não falava assim!

    ResponderEliminar
  2. bem, ainda há muita gente tonta no mundo!... muda de cabeleireira! LOL!
    Estamos contigo! Bem integrado na escola e perto da família é que se está bem... Mai Nada!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida amiga,

    Por essas e outras razões, é que não suporto salões de cabeleireira. É o melhor sítio do mundo para se ouvirem disparates e filosofia barata (bem, além de certas salas de professores, eheh). Vá lá, eu encontrei uma onde não se está muito mal. Mas não me livro de apanhar com umas clientes que andam com um megafone na mão a falar de tudo e mais alguma coisa. Até tem o seu interesse sociológico, eheh.

    Lembrei-me da conversa de uma cabeleireira onde só fui uma vez, quando vivia há pouco tempo em Castelo Branco e andava a estudar o mercado de cabelos e afins. Não é um episódio tão chocante, mas indignou-me bastante. Dizia a dona do salão, para mostrar o seu coração generoso: que, se fosse mais nova, gostaria muito de adoptar uma criancinha. Não seria para lhe dar um curso superior como à sua filha, claro, mas podia, por exemplo, ir trabalhar para ao pé dela lá no seu salão. Ok, ficámos conversadas.

    Como vês, o mundo está cheio de corações bondosos e sensíveis...

    Como és uma mulher inteligente, deves dar o devido desconto a quem não o é ou tem mau coração e pensar "pobre idiota"; não dar importância a quem não tem mais para para dar do que idiotices. Ou, se te fizer bem falar, usares a ironia cáustica que tão bem te sai quando queres. Ou então ofereces-lhe um chá dos teus e dizes que faz bem ao cérebro, eheh.

    (Apaguei o comentário anterior porque faltavam umas palavras e não se percebia bem.)

    Beijinho grande.

    Alice Nascimento
    (só para teres certeza que sou eu, eheh)

    ResponderEliminar
  5. Ah, lembrei-me de outra. Como se chama aquele vosso peixe meu amigo que é enorme e muito senhor do seu nariz, que não se deixa ver e até come os troncos do vosso aquário? Não limpa as excrescências? Daria resultado na cabeça da senhora?

    Ai, ai, que acordei hoje também com o coração muito sensível... ;)

    Com que entã o Diogo a curtir Queen, hein!? Boa.

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  6. para que conste... mudei de cabeleireira!!! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá minha querida amiga,

    As pessoas têm medo do desconhecido, muitas vezes por não saberem o que fazer e como lidar com essas situações. Por vezes fazem comentários completamente disparatados que nos fazem "saltar a tampa". Mas talvez nunca ninguém tenha explicado a essa senhora que essa não é a solução, muito pelo contrário.

    Só há pouco tempo é que fiquei a saber que Einstein tinha o síndrome de Asperger, e que não foi por isso que deixou de ser o génio que foi. Em termos pessoais é outra conversa, mas... como vês...

    Se tiveres tempo, lê o livro "Eisntein nunca amou" de José Eduardo Carvalho, com quem tive o previlégio de conversar sobre esse e outros temas. As receitas das vendas deste livro revertem para a Associação do Sindrome de Asperger.

    Quando precisaresd e desabafares, já sabes...
    E qd quiseres vir até cá, é só dizeres.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Daniela!
    Fico FELIZ por saber que já mudaste de cabeleireira! Dá-lhe um desconto...
    O teu filhote está bem com os pais que o desejaram e fazem (e farão)tudo por ele.
    O colégio interno talvez fosse bom ... para ela!
    Beijo para o "trio" :)

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!