As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ética, procura-se!!!

Há alguém a fazer-se passar por mim!!!!!! Estou parva! (pronto, mais parva do que o costume!)...

Ora vejam lá se não tenho razão: hoje reunimos com a educadora do Ensino Especial (EEE) destacada pelo Projecto de Intervenção Precoce Infância (SNIPI) para trabalhar com o Diogo neste ano lectivo. Resolveram-se alguns mal entendidos e trocámos algumas ideias. Parece-me uma pessoa doce e cheia de vontade de trabalhar.

Algures a meio da conversa falou-se da antecessora dela, ou seja, a EEE que esteve com o Diogo há 2 anos, porque no ano passado e por causa de cortes orçamentais, o garoto não teve acompanhamento a esse nível pelo SNIPI. Há 2 anos achei que a coisa tinha sido muito "informal" (só falei com a senhora uma vez e nunca soube nada de concreto sobre o que ela fazia) e o feedback que tinha, quer do infantário quer de outros pais, não era o mais positivo em relação ao acompanhamento, mas enfim, é o país que temos, pensei eu...
Imaginem a minha cara quando me dizem que há um relatório sobre o tempo que a primeira EEE esteve com o Diogo! Resposta da Daniela:
- "Ai há? que engraçado, não sei de nada!!!! Nunca vi documento nenhum!!!!"
- "Quer ver? Tenho-o aqui, junto com o "documento da família" (não me lembro do nome do documento, só sei que tem que ser preenchido pelos pais e pela EEE)"

Bem! O pânico!!!! Então não é que o bendito documento estava assinado, com o meu nome e o do meu marido, sem termos sido nós a assinar??? E havia uma parte onde os pais assinalam que melhorias os pais esperam obter para o Diogo com a ajuda do SNIPI e da EEE... onde  figurava, unica e exclusivamente a palavra:

 "NADA"

Como é que é suposto aparecer a assinatura de alguém num documento se não foi a própria pessoa a assinar? E quem é que escreveu a palavra NADA nas expectativas que eu, mãe, tenho para o futuro para o meu filho? Eu??? Serei bipolar?

A conclusão que eu tiro disto? Das duas, uma: ou a senhora EEE que esteve com o meu filho há dois anos e que não fez nada por ele enquanto o acompanhou em vez de ética profissional tem uma grande dose de lata, ou então, há alguém muito parecido comigo e que anda a assinar documentos, que eu não conheço, por mim.

Portanto, se virem alguém parecido comigo, por favor notifiquem as autoridades competentes.
Do resto, descansem, que eu trato. Ah, se trato...

7 comentários:

  1. Olá,

    Estou com o queixo no chão.... Como é que é possível acontecer uma coisa destas, eu sei que o nosso pais não vale de muito mas esta situação é ridícula.
    Força aí e toma as devidas providências.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Valha-me Santo Deus! Como é que é possível? Será que esta gente tem a noção de que isto é crime?
    Amiga, aproveita esta tua nova fase de força e coragem e leva esta situação até às últimas consequências. Alguém tem que ser responsabilizado, bolas!

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus... Processo displinar para essa criatura! Aliás, processo crime!!!! Leva isso até ao fim!!!!!!!!!!!!!

    Surreal... Imagina que isso um dia podia ser usado contra vocês!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Deves escrever para a Inspeção-Geral da Educação e relatar o sucedido, pode ser por email. igec@igec.mec.pt eles darão algum seguimento ao assunto.
    É importante que estas coisas sejam avisadas, senão continuam a acontecer.
    Beijinhos,
    Célia

    ResponderEliminar
  5. Estou chocada! Isso é escandaloso!
    E depois admiram-se da imagem negativa que a intervenção precoce tem, a minha pediatra é muito critica, quer na maneira como funciona e até na qualidade dos profissionais!
    Força aí e dá cabo deles!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Realmente, grande lata da mulher!!!
    Eu também costumo preencher um doc. que deve ser o mesmo ou parecido, mas preencho em conjunto c/ a prof. do ensino especial, e a educadora.
    Tu não apresentaste queixa???

    ResponderEliminar
  7. Querida mãe acho bem que faça queixa o que acontece neste momento é que a equipa do SNIPI deveria de ser toda remodelada, pois as educadoras que fazem parta desta equipa á muitos anos estão cheias de vicios e não fazem nada, por isso se dão al luxo de preencherem papeis pelos pais e se calhar ainda vão para as reuniões a dizer que estiveram com eles sem o terem estado. isto é muito grave, pede á Drec uma inspeção e mudança de pessoal, pois há quem queira trabalhar e não pode e esta gente não quer trabalhar quer finjir que trabalha. Bj de uma Amiga

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!