As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Entendendo o autismo...

Neste momento choro baba e ranho... 
Vejam e percebam porquê.

Obrigada por verem.

3 comentários:

  1. Entendo o que sentes... Vou copiar e partilhar, se me permites. As piolhas já passaram por algo semelhante na piscina com uma miúda que é mesmo má e muito agressiva. O pior é que as minhas não entendem nem interpretam esses sinais e continuam a aproximar-se, tal como fazem com qualquer outra criança... e se houver más intenções? Isto preocupa-me....

    Força, amiga.

    ResponderEliminar
  2. Olá, olá

    Apesar da patalogia do Afonso não ser autismo consigo rever-me em muitas, para não dizer todas, das situações aqui descritas.

    Estou a começar a conhecer o Diogo e por isso não sei em que "grau", se é que isto se pode dizer, está no sindrome do autismo, espero não te estar a magoar mas na verdade conheço muito pouco de autismo, por isso desculpa-me.

    A minha experiência com o sindrome é muito pouca, conheci uma menina que estava na hidroterapia com a mesma terapeuta do Afonso e também tinha frequentado o mesmo colégio, que não falava e não inter-agia e um menino que fazia piscina de grupo com o Afonso, que tinha um diagnóstico muito mau mas que estava a superar o diagnóstico, o que acontece muiiiitas vezes, estava a fazer muitos progressos.
    No entanto gostava de deixar aqui um testemunho, tenho um sobrinho/afilhado que acabou de fazer 24 anos. Desde muito cedo que percebi que algo não estava bem com ele: começou a sentar-se tarde, nunca gatinhou, a andar tarde, via televisão durante horas a fio e conhecia cada imagem, cada som de cor, a grande paixão era a comida, não se dava com as crianças, birras intermináveis, não suportava a luz, uma hipersensibilidade brutal ao som... O diagnóstico veio ao 16 anos, após 10 anos de acompanhamento em psicologia: Austimo sindrome de asperger.
    O meu sobrinho formou-se aos 22 anos, com a idade foi aceitando como era e aprendeu estratégias para lidar com as suas dificuldades.

    O comentário já vai longo, leva este video para o grupo, para que possamos conversar sobre este assunto, uma verdadeira conversa entre amigas. Eu quero muito aprender!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!