As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Birras e afins...

Num tá fácil, gente!

Já não sei o que fazer mais... o Diogo está numa daquelas fases em que só grita, só reclama, só esperneia... ou porque quer comer, ou porque não quer comer, ou porque tem sono, ou porque quer brincar com outra coisa, ou porque está farto de brincar com o que tem, ou porque lhe apetece... grita quando corre, quando está sentado, quando come, e até enquanto dorme.
Sei lá, no meu cérebro já só ouço gritos e só me apetece gritar de volta! É claro que quanto mais eu grito, mais ele grita também. Grunf.

A dúvida que paira sobre mim é: é birra? Como é que eu sei se ele grita só para atingir aquilo que quer ou se há mesmo qualquer coisa que não está bem?

Noto que ele anda nervoso: morde os lábios, bate incessantemente nas coisas (e nele próprio) e recomeçou o esfreganço no chão... na escola dizem que está tudo bem, em casa não houve alterações... então, porque? Porque raio de razão é que os putos de repente se alteram desta forma? E mais importante ainda, O QUE É QUE EU FAÇO PARA O ACALMAR? AAAAHHHHH! Ok, pronto, já passou.
Sou contra a medicação em garotos desta idade, a não ser que eles ponham em risco a própria saúde ou a dos outros. Ponto. Mas há dias em que...

Já ando a chá calmante. Para além da ginástica duas vezes por semana, vou correr quando posso. Quem sabe se eu estiver cansada, não grite com ele e ele não acalma também? Cansada, fisicamente claro, que de resto...


8 comentários:

  1. Tenha calma.. os miudos são mesmo assim! tente simplesmente nao ceder à birra! conte numeros de forma descendente, cante em silencio para si.. tdo para controlar os nervos, pois sabemos que quando se esta enervado fala-se o que não se quer. esperimente tb voce fazer uma birra ao mesmo tempo talvez resulte! normalemtne eles ficam atonicos a olhar para o adulto e páram a sua birra! um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. é complicado...
    se tivéssemos a certeza que é só birra...
    o pior é que não temos como saber e por isso temos que respirar fundo e ter paciência... dar muito amor e carinho (mesmo quando a vontade é dar uma boas palmadas no rabo rsrsrs)

    ResponderEliminar
  3. UIIII.....possivelmente o que vou dizer não irá ajudar em nada, mas já perdi a contas das fases birrentas que por aqui passamos e também eu fico sempre a pensar se o que começa em birra termina em birra ou em algo neurológico.
    As minhas atitudes face a estas situações que são desencadeadas pelas mais variadas razões são inúmeras, desde do banho ao vestir, ao ir para a escola, ao sair da escola, ao desenho que quer fazer, à cor da caneta que não tem, em determinadas alturas tudo é pretexto para birra e para me "azucrinar" a cabeça. Por vezes at+e chego a dizer uma expressão que a minha mãe odeia, mas é a que acho mais apropriada na altura "este miúdo até parece que está possuído"....LOL.
    Formas de combate:
    Eu por vezes deixo-o a birrar, se estivermos em casa é mais f+acil, mas claro que ele em vez de ficar no quarto vem atras de mim a berrar para todo o lado que vou e eu continue a ignorar, por vezes é solução, noutras nem por isso.
    Noutras alturas tento distrair para outra coisa qualquer, falar de outro assunto, meter umas gargalhadas pelo meio e esta também resultada.
    Em algumas alturas tenho mesmo de dar uma palmadinha no rabinho, as mães que são contra que me desculpem, mas por vezes a birra roça a má educação e isso não posso admitir e como uma palmadinha na altura exacta nunca vez mal a ninguém, o que é certo é que o miúdo não se queixa e até deixa de chorar num instante.
    Noutras vezes acabo por me passar também, dar dois gritos e colocar os 2 de castigo em sitios separados, assim arrefecem os animos e depois mais calmos voltamos a conversar todos.
    Claro que nao existem soluções "chapa 7", mas temos de as adaptar aos sitios onde estamos, à reacção da criança e tentar sempre perceber quando se trata de birra ou quando se trata de algo mais além, coisa que nem sempre é assim tão fácil.

    Beijinhos e acredita que isto é só uma fase

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, tb costumo dizer a do possuído!!! Ás vezes é a ideia que dá realmente.

      Eliminar
  4. Querida amiga, sei perfeitamente do que estás a falar. As birras são comuns nesta idade mas os nossos putos são particularmente desafiantes, têm pouca resistência à frustação e dificilmente conseguimos desviá-los quando se fixam numa coisa.

    Bem, conselhos não te consigo dar pois se eu soubesse como resolver também os aplicava... Acho que a técnica que a Cláudia fala de desviar a atenção uma boa bem como a palmadita na hora certa. O desviar a atenção é o que normalmente funciona melhor. Por exemplo, digo que é hora de ir para a cama e ele guincha como um porco em plena matança. Grita, esperneia, atira-se para o chão, se eu o pego ao colo até chega ao limite de me bater (claro que leva logo em seguida uma palmada) e lá pego ele escadas acima para o levar para a casa de banho para fazer xixi e lavar os dentes. Ele atira-se de novo para o chão a gritar desalmadamente, recusa-se a sentar na sanita para fazer xixi mesmo que esteja aflitinho e o xixi corra pernas abaixo... Enfim o horror total. Se eu ralhar, gritar, der palmada, insistir à força a criatura não verga nem por nada e entra em loop. Então o que faço é desviar a atenção. Por exemplo, ele está deitado no chão e eu começo a rir e a gozar: "No chão? Mas o chão não é uma cama!!! Que grande disparate" E ele entra no gozo, ri-se tb e passado um bocado já está a fazer aquilo que eu quero. É a única coisa que tem resultado.

    Acho que precisas de um tempo para ti. Manda o puto uns dias para os avós (aproveita os feriados que aí veem) e passa uns dias longe dele. Ás vezes precisamos, a sério. O ano passado tive que fazer isso uns dias pois estava à beira da loucura...


    Beijos e que tudo melhore.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Rainbow, realmente os nosso pequenotes tem parecenças! A minha é igual pra ir prá cama(gostei do "guincha como um porco em plena matança" he he he) e eu também tento desviar a atenção dela, é o que resulta melhor.
      Estes últimos dias foi uma maravilha mete-la na cama, colei aquelas estrelinhas que dão lúz de noite no teto do quarto e em vez de lhe dizer que vai dormir digo-lhe que vamos ver as luzinhas...

      Eliminar
  5. Vais ter que ver que sinais físicos ou não acompanham a birra e o que a faz despoletar. Por aqui, nem sempre é fácil perceber isso e estratégias milagreiras não tenho, tomara eu!
    Mas pode ser mesmo uma fase de desenvolvimento que se esteja apenas a manifestar agora. O terapeuta e a psicóloga das piolhas dizem que esta nova atitude de desafio e provocação é mesmo uma fase do desenvolvimento de qualquer criança mas que está a surgir agora.
    Além disso, tenho notado que não são só elas. Os miúdos andam, de um modo geral, embirrentos e rabugentos. Não sei se será da chuva e do frio ou de estarem em casa mais tempo que o habitual, não sei. Sei e sinto que andam agiotados. E também sei que eles imitam o nosso estado de espírito. Eu sei que as piolhas andam mais agitadas porque eu não ando bem...

    Um passo de cada vez e vais ver que tudo se resolve. Trata também de ti. Eu ando a magnésio 3x por dia e a valeriana à noite...

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!