As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Era das tecnologias...

É oficial! O meu filho não liga nenhuma a canetas de feltro, lápis de pintar ou de cera... NAAA! Faz um ou outro risco só para não ter que nos ouvir e deixa os materiais sem lhes ligar nenhuma... É mais uma frustração a juntar a tantas outras, já que todos os dias lá são expostos os trabalhinhos dos coleguinhas e dele, nada (ou uma riscalhada qualquer quando está inspirado!). Ainda pensei que, gostando tanto de letras e números, fosse fácil motivá-lo para a escrita, mas não, não interessa em absoluto.

Agora, se a riscalhada for feita em computador... a coisa muda de figura! Há uns meses que reparei que a terapeuta da fala usava um iPad e que ele gostava de ver as animações e os sons... escusado será dizer que não descansei enquanto não arranjei uma coisa parecida:
Não é um tablet, é um pequeno computador touchscreen. Tem 320 Gb de disco (contra os máximos 64 Gb do Apple), 3 Gb de RAM e corre com o Windows 7, ou seja, faz tudo o que um computador faz. O meu puto A-D-O-R-A! É certo que o iPad tem vantagens, porque utiliza o Android como sistema operativo e as aplicações existentes no mercado são de grande qualidade e interesse (especialmente para quem tem miúdos com dificuldades), mas estou imensamente satisfeita com a nova aquisição (apesar de ter ardido o subsídio de férias, provavelmente o último que receberei na vida...).
O que eu uso com ele: 
  • PowerPoints feitos por nós: animais, objectos, transportes, números, letras... tudo o que eu me lembre que possa servir para aumentar o seu vocabulário.
  • Alguns jogos que "encontrei" na net e que acho que são simples e eficazes, com animações e sons que estimulam a sua atenção e concentração (MerryMotors, Fishdom, Crazy Birds, entre muiitooossss outros....)
  • Jogos online: Chamo a atenção para o Mundo do Pocoyo! Bem, quem ainda não foi com os miúdos a este site, está na hora de perder umas horitas... registem-se na versão gratuita e deliciem-se (sim, os pais também!) com  as dezenas de jogos, filmes, histórias e maravilhas do Pocoyo! Muito fácil e com jogos fantásticos (entre eles identificar os animais pelo som e reciclagem !). Qual Farmville, qual carapuça!!!!
  • e a novidade: BlueStacks! um aplicativo que permitirá (ainda em fase de testes) correr as maravilhosas aplicações para Android num vulgar computador com Windows. Experimentei e estou convencida! O problema é que como ainda está em fase alfa, há poucas aplicações disponíveis mas algumas delas são bastante apelativas. O Diogo adora o "Kids connect the dots", onde ele toca nos números e vão aparecendo as imagens.
Vou fazer uma compilação de sites com conteúdos que possam ajudar pais e filhos a entrar nesta nova era... em que rato, é um animal que gosta de queijo




AH! Escusado será dizer que para o Diogo tudo é touchscreen  cá em  casa agora: os telemóveis, a televisão, o pc do pai, os livros, a porta do frigorífico... :)

14 comentários:

  1. Olá :). Tb tenho um menino "diferente", que tal como o teu não gosta nada de lápis e afins. Quanto muito ainda é capaz de perder algum tempo com tintas. Também adora números e letras. E adora estar no pc. O meu vai fazer 4 anos e o teu?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Susana! O Diogo faz os 4 anitos no dia 24 de Novembro. E sim, tintas ainda é o que escapa... Como se chama o teu piolho? Temos que trocar experiências, que dizes?
    Bjocas
    Daniela

    ResponderEliminar
  3. O meu faz 4 dia 13 de Dezembro :), têm muito pouca diferença de idade. O meu é Rafael. Adorava trocar experiências contigo, ainda para mais estamos numa fase um pouco complicada, e preciso mesmo de falar, apesar de falar com o marido, mas preciso mesmo de falar, entendes? Falar com pessoas que tenham a mesma situação. Ás vezes não sei que fazer, sinto-me perdida. Se quiseres segue o meu blog,não falo sobre esta situaçao do Rafael lá no blog, mas ando a preparar-me para isso. :) Apesar de já ter sido há um ano que me deram a noticia de que ele era " diferente" ainda não consegui falar nisso lá. Beijos.
    http://pequenograndetesouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Já conhecia o teu blog!!! E já vi que também segues o da RainbowMum... é a minha grande companheira e uma amiga a sério, sem nunca nos termos visto! Começamos a falar assim, como aqui... manda mail, falamos no Gmail ou no Facebook, como quiseres! (links no inicio do blog!)
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Sim,tb a sigo. Descobri há pouco tempo o blog dela e vi que ela colocou um post meu que eu tinha feito num forum e através do blog dela descobri o teu :). Para mim torna-se mais facil irmos falando pelo Facebook :). Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Daniela, ainda bem que o dioguito está a gostar do mundo touchscreen. Com tanta parafernalia informática, o que parece mais difícil é acertar com o dispositivo/software mais adequado. Beijinhos e felicidades. Só uma nota que não consegui evitar escrever: o iPad utiliza um sistema proprietário chamado iOs, enquanto que o Android é um código livre da Google que pode ser adaptado a muitos dispositivos. Perdoe a tentação correctora.

    ResponderEliminar
  7. Está perdoado! E obrigada pela explicação, sou uma leiga no assunto, mas sempre disposta a aprender!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hello Daniela!!! Tenho que comprar um bicho desses aqui para o pestinha...

    Que bom ver como funciona com o Diogo!!!!

    Beijos para os dois

    ResponderEliminar
  9. Susana, como o Daniela diz, cá estou tb para te apoiar no que precisares e desabafar nos piores momentos :) Vais ver que as coisas melhoram e os nossos filhotes mais devagarinho hão-de lá chegar! Manda-me um mail para Rainbowmum2007@gmail.com e dou-te depois os meus dados Facebook para falarmos as 2.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Rainbow Mum. Obrigada por me acolherem no vosso "cantinho", nem sabem o bem que me faz sentir :), saber que posso contar com pessoas que sabem o que eu estou a sentir. Sentia-me sozinha, pois até agora nao conhecia ninguem com meninos na mesma situaçao. beijos.

    ResponderEliminar
  11. Susana, podes desabafar connosco sempre que quiseres. Eu e a Daniela sabemos como isso é importante pois nós as 2 temo-nos apoiado muito uma à outra nos piores momentos... Uma dica: não entres em stress e depressão pois vais ver que tudo vai melhorar...Estes processos podem ter um impacto terrível em nós mães e eu e a Daniela sabemos bem isso...

    Importante saberes é que há muitos meninos como os nossos que melhoraram e hoje são adultos perfeitamente "normais" - casam, têm trabalho...Ou seja, podem ser um pouco diferentes em algumas coisas mas serão traços de personalidade não deficiência, se me faço entender... Quando quiseres partilho contigo "casos de sucesso" de crianças como as nossas que tenho vindo a descobrir :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ola Daniela e Diogo! Junto me a voces :) Nos ontem ja trouxemos um codigo da pedopsiquiatra.. um F84 em fase de estudo.. e de facto a proposito deste teu post, pois que temos andado a estudar a compra de um ipad para o Ze. É bom ver que o parecer é de recomendacao, mais me motiva. De resto, vamos na mesma.. frases que o Ze nos oferece mas que nao posso interpretar como ecolalia, pois oferece-as perfeitamente contextualizadas. Bom, seja como for, ja andamos menos as apalpadelas. Vejo que das intervenientes o meu Ze é o mais novinho, sera que tambem notaram os primeiros sinais nesta fase? (3 anos e 3 meses). Facebookem me tb se puder ser, juntas aprendemos mais e apoiamo-nos. Ha dias de neura nos quais de facto nao da para estar a explicar tudo a quem nao esta na situacao.. beijinhos, obrigada pelos posts e pelas partilhas :) Joana e Zé Maria

    ResponderEliminar
  13. Não tenho palavras para descrever a enorme admiração que sinto por todas as mães que como vocês têm alguém tão especial. Não imagino o que tem passado, sofrido, mas acima de tudo conseguido...são as pequenas vitórias que derrubam a guerra, é o amor incondicional e .... simplesmente amor... que vos move e vos ajudarão a ampararem os vossos filhos. Muita força e um enorme beijinho Daniela.
    Teresa Arcos (se precisares, nem que seja só para ouvir.... estou por aqui)

    ResponderEliminar
  14. Olá Tareca! No caso do meu filhote os sinais foram detectados um pouco mais cedo, ainda antes dos 2 anos. Não por mim, pois não via nada de errado, nem sequer pela pediatra mas sim por uma pessoa que lidava com ele e que já tinha trabalhado num colégio que tinha meninos com autismo. Apesar de não ter um diagnóstico fechado e de não ser um "caso evidente" já nos especialistas que consultei não há um consenso... Se quiseres saber mais o meu blog é o Rainbow Mum que está listado na lista da Daniela.

    Beijinhos e vou-te adicionar no Facebook.

    Rainbow Mum

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!