As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Porquê agora?

Um blogue... porquê agora? Sei lá... se calhar porque estava a guardar tudo cá dentro e as pessoas já perguntavam se eu estava doente "Estás com tão má cara, morreu-te alguém?" Dah...
Cada birra, cada grito dava comigo em doida... ao ponto de me voltar a sentir como em Agosto passado! E isso, jurei que nunca mais!!! Falei com o meu cara-metade... abri-lhe a alma e deixei tudo o que me afligia sair em lágrimas e palavras abafadas. E finalmente, ele entendeu! Não eram "telhas" minhas nem caprichos: eu não estava mesmo bem!

Fui ao médico... chorei e limpei a alma. Saí de lá com comprimidos para a ansiedade, iam "acalmar-me e ajudar a dormir"... Pois sim... Uma semana mais tarde fui mostrar os resultados das análises que a médica tinha pedido... e saí de lá com antidepressivos, já que os outros nada fizeram... pelo menos, dou comigo aos beijos ao garoto por tudo e por nada! Ele continua com as birras, eu é que me ralo menos...
Mais um passo, num caminho que começou agora...

3 comentários:

  1. Olá

    Primeiro gostava de lhe dizer que tem um filho lindo! :)
    Segundo, compreendo o que está a passar, pois em diversos momentos também me senti assim!
    O meu filho, hoje com 6 anos é um doce de criança! Mas qando entrou para a escola com 2 anos e 9 meses, apenas dizia mamã e papá e pouco mais. Apesar de o acharmos perfeitamente “normal”, na escola desde cedo tivemos algumas observações menos positivas. Tinha a fala atrasada, não sociabilizava, não pintava bem, não cortava bem, a que mais me perturbou foi a que ele pudesse ser autista, aos 4 anos!
    Claro que fomos a correr para a pediatra, que o conhecia desde os 12 dias de vida, que nos sossegou, graças a Deus!
    Sei que não é muito habilidoso para desenhos e cortes, no entanto adora números e letras, se bem que hoje em dia diz claramente que prefere números.
    Quando os trabalhos na escola passaram do corte e desenho para letras e números, o meu filho passou de besta a bestial!
    Tem uma memória fantástica, ao ponto de aos 4 anos ter decorado uma revista inteira com umas 200 páginas, com os clubes de futebol nacional e internacional!!
    Queria apenas deixar-lhe mais um testemunho e dizer-lhe que sei o que custa ouvir que o nosso filho é diferente dos outros!
    Tenho perfeita consciência que o meu filho é diferente em muitas situações, mas acima de tudo sinto e sei que é feliz!
    Tenho a certeza que o seu rapaz ainda lhe vai dar muitas alegrias e surpreender muita gente! :)
    beijos, Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, eu também tenho um filhote muito parecido com o da Daniela, da mesma idada do Diogo, e tenho falado muito com ela sobre o meu caso. Um reputado neuropediatra acha que ele tem uma perturbação do espectro do autismo ligeira com bom prognóstico (ou lá o que será isso...), outro pedopsiquiatra de renome acha que é apenas imaturo, o Dr. Miguel Palha tb acha que tem Essence, a pediatra dele acha que tem alguns traços mas vai evoluir bem e não faz sentido rotular uma criança assim... Enfim, acho que os nossos filhos fazem parte daquele grupo de crianças "Out-of-the-box", ou seja, um pouco diferentes dos outros mas nada que impossibilite (espero eu) no futuro uma vida feliz em sociedade. Gostava muito que nos contasse mais sobre o seu filho para que consigamos ver um futuro mais risonho para os nossos pequeninos...Quais são as dificuldades maiores dele neste momento? O meu tb tem essa memória fantástica! Por exemplo, sabe decorou com 2 anos o alfabeto todo num dia e sabe com 3 o nome de todos os animais (distingue por exemplo uma chita de um leopardo, coisa que eu não consigo...) e as marcas todas dos carros.

    Beijinhos,

    Raquel

    ResponderEliminar
  3. olá Raquel, honestamente acho que a maior dificuldade do meu filho neste momento é mesmo a ligação com os colegas de escola no recreio! Mas é engraçado porque se estiver num parque infantil cheio de crianças desconhecidas ele interage sem problemas, no entanto não sei bem porquê com os colegas de escola "encolhe-se"! E estamos a falar de uma criança que fez os 6 anos em Dezembro e tem 1 e 30 e tal de altura!!! no entanto deixa-se intimidar pelos colegas metade do tamanho dele!! neste momento, a paixão dele é o teletexto, passa horas com aquilo ligado a copiar o calendário de futebol nacional e internacional: sabe tudo sobre os resultados nacionais, ingleses, espanhóis, alemães, franceses,...sei lá. Até de equipas da Ucrania ele sabe! o que posso fazer? nada, acho eu! provavelmente não será o mais indicado para ele, mas no entanto perfiro honestamente que passe tempo a escrever do que a jogar computador ou playstation. Marcas de carro também gosta, conhece os simbolos todos e se aparece um que não conheça, pergunta logo para não se esquecer.
    Connosco e com a familia directa, com quem tem mais contacto é uma criança normalissima, agora até depois de ter tido uma irmã, até anda mais reguila, mas sempre com um coração de manteiga, que se emociona a ouvir uma música...
    beijos, Ana

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!