As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um dia de cada vez...

Estive em modo off.
Muitas coisas se passaram, algumas boas, outras nem por isso e confesso que tenho deixado o computador arrumadinho lá no canto... Vou deixar de lado tristezas, mágoas, ressentimentos, desilusões, revoltas e injustiças dos últimos tempos, vou arrumar num canto bem longe todos aqueles que não merecem o meu carinho e a minha boa-vontade e vou finalmente dar relevo ao que para mim é realmente importante: estamos no bom caminho com o Diogo!

Deixa lá ver se não me esqueço de nada:

- As birras. Quais birras??? Ah pois é! Há mais de 2 meses que não vejo um meltdown (e também não tenho saudades!). Continua a mostrar o seu desagrado claro, mas consegue controlar a frustração muito melhor e a birra nunca atinge o patamar de apocalipse-meltdown. Aceita quando dizemos que não e mesmo que chore um bocadinho, acaba por acalmar sem grande stress, raramente atingindo os 5 minutos de birra (contra os 45 minutos de alguns meses atrás).

- Apontar não é feio! Não quando se espera ansiosamente que o nosso filho aponte para mostrar o que quer, com o próprio dedinho indicador! Finalmente, aos 5 anos e meio, o Diogo aponta para tudo e mostra o que está a ver!

- Categorização: descreve tudo o que vê, classificando por quantidade, forma e cor, e por vezes até de função. Exemplos:
  • "É o relógio amarelo!"
  • "É a máquina da roupa!"
  • "Dois quadrados verdes!
 - Usa o singular e plural correctamente. E o masculino e feminino também! Apesar de dizer "três limãos", acho que vamos no sentido certo.

- Usa a mão para dizer "Adeus". Claro que muitas vezes enquanto acena diz "adeus com mão!", de tantas vezes nos ouvir... Aposto que o próximo vai ser "Sim com cabeça!" (eheheheh...)

- Apesar de continuar com a linguagem muito limitada, noto um esforço em pronunciar as palavras correctamente e de aprender palavras novas. Por exemplo, quando quer jantar diz " Papar, abe a pota figoífico!". Para além disso, começa a tentar pronunciar o "rrr" e o "lll", e isso nota-se porque substitui o som nas palavras, ou seja, deixou de dizer "tês" e passou a dizer "tuês"

- "É minha/ meu!" Não diz muitas vezes, mas diz. Especialmente quando lhe tiro algum brinquedo ou a fraldinha de pano...My precioussssss....

- Estamos em treino de desfralde... não está a correr muito bem, continua a não gostar de ir à casa de banho... mas não vou fazer disso uma luta, vou tentar esperar pelo ritmo dele. O que é certo é que anda muito curioso com a sanita! Já não bastava ter a gata a tomar conta enquanto estou na casa de banho, agora tenho o inspector, que me empurra para ver se o serviço está a correr conforme o planeado e que gosta de puxar o autoclismo. Pelo menos, mostra mais interesse do que das ultimas tentativas frustradas...

 É claro que amanhã podemos voltar atrás.
Prefiro não me entusiasmar demasiado para não voltar a bater com a cabeça na parede como tantas vezes antes... um dia de cada vez... mas para já, boa pirulito da mãe!
 


Adeus avô, vamos sentir a sua falta, do coração.

11 comentários:

  1. Que bom que está de volta! Já tinha saudades!
    Boas conquistas sim senhora!

    Olha a minha felizmente já deixou a fralda, mas ainda não consigo que vá à casa de banho, quer porque quer fazer na sanita dela (que é nem mais nem menos que uma ex lata de cola branca que foi lavada e cortada a meio, no topo coloquei um daqueles redutores para sanita todo giro e confortável, acentou que nem uma luva e ficou no ponto! (os podes eram baixos demais e duros)
    Vais ver que ele vai conseguir :)


    (os meus sentimentos, nem sei como vai ser quando perder a minha avozinha querida :(

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniela!
    Fico muito feliz por saber das conquistas do Diogo. Que bom! São grandes conquistas! E penso que, durante o verão, haverá muitas mais.
    Soube da vossa perda e lamento muito.
    Beijo grande ao trio

    ResponderEliminar
  3. Ganda pinta!!!!! Eu sabia que iam chegar as vitórias e agora vão ser umas atrás das outras, estou certa.

    Beijos grandes e merecem toda a felicidade do mundo!!!

    P.S. E os meus sentimentos pelo teu avô...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas...
    Não foi o meu avô, foi o meu sogro que faleceu...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas...
    Não foi o meu avô, foi o meu sogro que faleceu...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas...
    Não foi o meu avô, foi o meu sogro que faleceu...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais os meus pesamos pelo teu avô,ainda tenho o meu e não quero pensar muito nisso,mas a idade está a avançar.

    Mas em relação ao resto os meus parabéns pelas conquistas do teu menino,eu também tenho andado um pouco ausente porque prefiro acompanhar esta fase da minha pequena que tem sido mesmo boa,ela também ainda tem uma linguagem pobre mas mesmo k às vezes não perceba bem o k ker o certo é k utiliza a linguagem para comunicar e está numa fase de construção de frases,agora também é ola e adeus para toda a gente,nunca a tinha visto tão comunicativa com todas as pessoas,por exemplo agora quando vamos ao shooping ela vai direitinha há loja da zippy já vai sozinha ter com uma empregada e pedir um balão(já não precisa da mãe para isso!!!)da última vez teve uma pequena conversa com a empregada k chegou ao ponto de me dizer k tinha uma filha muito educada,fiquei em choque por a ver a comunicar quanto mais que me dissessem isso,ker ir para o infantário para ir brincar com os amigos e parece uma papagaia na rua sempre a apontar e a dizer o k vê,tem sido muito bom e a autonomia aumentou imenso ao ponto de se despir e vestir sozinha. Aguenta muito mais a frustração(as birras dela nunca foram muito longas,mas fazia birra sempre k contrariada,mesmo sendo por pequenas coisas),agora aceita muito melhor o "não",em algumas situações já começa a ter alguma noção do perigo, no shooping já não se põe a correr desalmadamente sem se importar k nos perca de vista,agora vai de mão dada e mesmo quando não quer vai ao nosso lado ou um pouco há frente mas sempre a olhar para trás para ver se nos vê. A minha já deixou as fraldas de dia e de noite há mais de 1ano e agora já está numa fase de ir sozinha,no infantário já vai e em casa só precisa de ajuda para se por em cima da sanita,o resto já é ela k faz desde se limpar a puxar as cuecas despejar o autoclismo e lavar as mãos. Estou a pensar em comprar ou um banco ou mesmo daquelas escadinhas k se aplicam nas sanitas para k ela possa chegar sozinha. Por isso temos k aproveitar e ficar felizes com estes momentos

    ResponderEliminar
  8. Fiquei mesmo feliz com os progressos do teu Diogo.
    Não tenhas saudades do meltdown.. ainda hoje passei por um que deve ter durado umas 2 horas :-( é um desespero. Para além de ter ouvido uma senhora na rua dizer "que belos pulmões", depois do miúdo acalmar continuei a ouvir os gritos na minha cabeça durante muito tempo.. acho que também estou a ficar down com tudo isto e só choro, o que também não ajuda nada..:-( não sei o que fazer nessas alturas, não há nada que o acalme.. se me aproximo é pior, quer morder e começa a bater, é um desespero não o conseguir ajudar. O meu João ainda vai fazer 4 este agosto, pode ser que aos 5 acabe tudo isto..
    Vai começar em setembro a terapia da fala.. isto se conseguir ficar atento durante mais de 5 minutos, não sei como é a terapeuta vai fazer..
    Enfim, desculpa o desabafo aqui nos comentários, mas hoje foi mesmo um daqueles dias não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célia, gostava de falar contigo, pode ser? Já passei pela fase das birras e tenho alguns truques que te podem ajudar (espero!)
      Facebook: https://www.facebook.com/daniela.af.santos
      Email: danielaafs00@gmail.com

      Beijinhos

      Eliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!