As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Eu ODEIO ir às compras ao Domingo de manhã...

Eu ODEIO ir às compras ao domingo de manhã. Odeio mesmo, pronto. Pois... mas quando tem que ser... e o que tem que ser tem muita força, não é?

Domingo, manhã, hipermercado, compras... grunf.

Odeio quase tudo em ir às compras ao domingo. As madames reformadas de uma classe social alta que já não existe (mas elas ainda não sabem) que bebericam delicadamente a meia-de leite enquanto o pessoal passa a correr cheio de carrinhos, as filas de 20 minutos para pagar um único artigo, o pessoal que apalpa a fruta toda para não levar nada, a lentidão das funcionárias que preferiam estar ainda na cama, a malta que vem à cidade uma vez por semana com os seus fatos domingueiros para fazer as compras por atacado e que entopem os corredores, enfim...
Nesta altura do ano há mais um motivo para eu odiar as compras ao domingo de manhã: os camones, os avecs e toda uma enchente de migrantes que veio passar uns dias à terra com a família e aproveitam para exibir os seus cortes de cabelo modernos e roupas extravagantes. Não odiaria a sua presença se não fizessem questão de mostrar, bem alto, que moram lá fora: "Frédéric, fait attention! Anda cá, não me ouves chamar?". Isso e porque quase sempre encravam os cartões multibanco no pagamento. Ou porque se esquecem de pesar a fruta. Ou pior, porque as maçãs que levam não são mangas como diz a etiqueta que eles próprios colaram no saco. E porque eu, normalmente, estou a seguir na fila, à espera... Já disse que odeio compras ao Domingo de manhã, não já?

Pois, este domingo lá andava eu, às compras, no hiper, cheia de vontade e cantando alegremente. (Sim, claro, tal e qual...)
Depois de ter que me desviar um monte de vezes de gente que  fica horas à conversa entre os iogurtes e os congelados, ou entre os ovos e a manteiga, de me ter escangalhado a rir, (para dentro claro!), da indumentária escolhida por alguém para ir às compras e de tantas outras aventuras, eis que me encontro na secção dos brinquedos. Sim, ida a hipermercado tem obrigatoriamente paragem nos brinquedos. A prova disso são as toneladas de jogos e afins que o Diogo tem... tenho sempre a esperança que seja aquele brinquedo a fazer o click, porque não? Ingénua, eu sei...
Desta vez, andava eu perdida entre puzzles e jogos de encaixe, e vi um miúdo, com os seus 8 ou 9 anos com o pai. A conversa, ou melhor, a discussão, era em português fluido, sobre um determinado brinquedo (um Gormiti ou coisa do género). Passei de fininho, completamente invisível às duas personagens mas deu para ouvir uma choraminguice de birra que me deixou a pensar:
"Tu prometeste, pai! Tu prometeste que me compravas! Compra! Vá lá! Nunca cumpres o que prometes! Não tenho nada para brincar!És sempre a mesma coisa..."

Ok.
Não sei o que me chocou mais: se a birra de um puto grande e gordo por causa de um brinquedo, se a perfeita impavidez do progenitor paterno ao ser acusado de mentiroso e mau pai. O que é certo é que fugi dali... e a única coisa que me passou pela cabeça foi: pelo menos o Diogo não faz birras daquelas, ufa! Que cena!
E 30 segundos depois apercebi-me: o Diogo não faz birras daquelas, de pedir brinquedos, de me acusar de não comprar... porque o Diogo não é igual aos outros meninos. E isso, por incrível que pareça, continua a magoar-me, apesar de o aceitar tal como é e de o amar incondicionalmente. A mente humana faz cada uma, ãh?

Atribuí o mau humor do resto do dia ao facto de ter sido obrigada a ir às compras a um Domingo de manhã, claro.
O que é certo, é que eu odeio ir às compras ao Domingo de manhã... coiso.


4 comentários:

  1. Numa coisa tens razão: "o Diogo não é igual aos outros meninos" porque é bem educado e porque os pais dele não são iguais aos outros pais: voc~es, tanto quanto sei, não fazem promessas vãs que não tencionam cumprir. Essa é a grande diferença. O autismo não tem nada a ver aqui - ou, pelo menos, tem muito pouco. Aqui trata-se de uma questão de princípios, de confiança da criança nos pais.
    Eu até curto ir às compras mas, de preferência, quando ainda está toda a gente com a cara na fronha: manhãs cedo ou horas de almoço (do restp da malta porque as nossas são sempre ao meio-dia). Assim, 9h da manhã de fim de semana e 13 ou 14h é o hiper por nossa conta e pouco mais :)
    Quanto aso migrantes, olha, vai-te rindo. Eu só dou graças a Deus por a única pimbalhice do meu pai ser os peluches na carrinha e a música popular, vulgo, pimba. De resto, fala português, não se arma ao pingarelho, não tem a mania da superioridade. Um must, aquele meu paizão :)

    ResponderEliminar
  2. Só 2 palavras para ti: Continente Online!!! Adoro :)

    Quanto às birras olha que o meu tb não fazia dessas a exigir coisas e agora está do pior... Este fds até se saiu com uma linda: "És muito injusta!!!!!!!! Tou furioso! Muito zangado!", quando eu não lhe dava um pouco da minha coca cola pois ele não comia a sopa...

    Por isso, ser diferente não quer dizer que não comecem um dia a exigir que nem reis e senhores :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. O meu João no ano passado, com quase 3 anos, passava o tempo na praia na sentado a passar a areia de um balde para o outro, completamente focado e sem emitir um som..
    Que bem que nos sabia a nós pais, que podíamos estar deitadinhos na toalha a dormitar.. até chegava uma daquelas famílias "normais" com os miúdos electricos, a querem despir-se, ir para agua, a correr, e só aí é que se fez o click em mim!
    E pronto, lá foram mais umas lagrimas.. isto depois de tentar demover o João daquela atividade para outra qualquer, sem ser bem sucedida...
    Este ano já fomos à praia e o comportamento dele já se parece mais com os outros meninos :-) apesar de algumas "pancas", já aceita ir molhar os pés, fazer piscinas e castelos de areia, e pasme-se, no outro dia agarrou em areia e atirou-me às pernas! Claro que fiquei feliz com aquele comportamento "mal educado".

    ResponderEliminar
  4. Realmente as crianças são todas diferentes, com autismo ou não, a minha tem 3anos e é terrível,não birras enormes de se atirar a chão mas chora bem alto e chega a dar berros,por isso evito sítios com muitos brinquedos,cheguei mesmo a não a levar, mas pensei que estava a melhorar porque tinha ido ao toys'ur'us e ela tinha entrado e saído muito bem sem pedir nada,lá dentro pegou no que quis mas para vir embora eu disse que não podia levar e ela veio muito bem. Este fim de semana fomos ao parque do norteshopping e ela claro quis ir há loja da Disney,bem estava num dia que queria tudo que só me apeteceu foi vir logo embora e assim no meio de uma choradeira lá lhe expliquei que não podia ser e viemos embora,mas desta vez foi vir embora no meio de uma "pequena birra", a minha adora brinquedos.

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!