As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

quarta-feira, 13 de março de 2013

Autismo: um apelo de mãe!

Hoje trago um apelo. Um daqueles pedidos que me deixam o coração apertadinho de tão pessoal que é...

Quem tem filhos sabe que o seu futuro é uma preocupação constante na nossa vida. Tentamos sempre imaginar que profissão terão quando crescerem, se nos vão dar netos cedo ou se serão saudáveis a vida toda. Para isso, trabalhamos todos os dias, não só para garantir o futuro financeiro deles mas também investimos tudo na sua educação e na construção dos seus valores e carácter.
Eu também sou mãe e tudo isso também me preocupa também, claro! Mas o futuro do meu filho não vai depender da educação, valores ou dinheiro que eu lhe possa dar, vai depender também da maneira como a sociedade vai olhar para ele, como o tratarão na rua, na escola, no emprego... Sim, o meu filho é diferente, o meu filho é autista

Uma só pessoa pode não conseguir mudar o mundo, mas pelo menos posso tentar! Tenho feito alguns materiais sobre autismo, que tenho distribuído como posso, na tentativa de mostrar que os autistas também têm sentimentos. Se estes materiais, simples mas feitos com muito carinho, chegarem a muitos lados, quem sabe a sociedade não vai aprendendo que o mundo dos autistas não é melhor, nem pior, apenas diferente?

Por isso, minha gente, aqui fica o link para download para uma apresentação ppt e dois folhetos em pdf. Quem puder mostrar nas escolinhas dos filhotes, sobrinhos ou afilhados, força! Quem não puder, partilhe! Acendam uma vela neste dia e usem uma peça de roupa azul!

Vamos fazer deste 2 de Abril o Dia mais Azul possível! Eu vou fazer várias apresentações nesse dia, no Agrupamento de escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, para meninos do pré-primário e primeiro ciclo.


O meu coração de mãe agradece... e aposto que todas as outras mães e pais de meninos autistas agradecem também...



E se der, contem como foi!
Obrigada, do coração.
Daniela

  "O autismo é uma perturbação neuro-biológica complexa que afecta a comunicação, o comportamento e as relações sociais. Afecta 1 em cada 88 crianças nos Estados Unidos (Center of Disease Central, 2009), na proporção de 5 rapazes para 1 rapariga.
O autismo não está ligado a nenhum grupo social, cultural ou geográfico, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial.

Em 18 de Dezembro de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu designar o dia 2 de Abril como dia Mundial da Consciencialização do Autismo, para ser considerado todos os anos a começar em 2008."






Para fazer o download dos ficheiros: https://www.dropbox.com/sh/88rhokl44m1uz6y/LFtAllnmX4

9 comentários:

  1. visita a pagina da ,VENCER AUTISMO...no facebook

    ResponderEliminar
  2. Estamos na mesma onda, amiga! Este ano não vou ficar apenas com o simbolismo da roupa. E o melhor de tudo é que tenho abertura para chegar mais longe!

    Desejo que o teu dia corra da melhor maneira e, se precisares de alguma coisa, já sabes que podes e deves contar comigo. Telefono-te em breve para conversarmos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!

    Irei partilhar os materiais que criou nas escolas onde trabalho. Obrigada.

    Atentamente,

    Mariana Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Estive a ver a apresentação e achei, para além de muito elucidativa, está também uma ternura. Parabéns!
    Muito obrigada por disponibilizar o seu material.

    Celeste

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns. Vou partilhar:)

    ResponderEliminar
  6. tambem sei o que isso e,descobrimos ha pouco tempo,ate gostaria de conhecer outras maes com este problema,para partilhar -mos experiencias

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela partilha!
    Conto com todas as mamãs no Mega-Abraço colectivo, com camisola azul clara no dia 25 de Maio, às 15, em Lisboa! Bolinhas de Sabão e Força para todas as mamãs! o º o O º o º o
    Programação aqui, para quem queira participar!
    Entrada livre mas inscrição obrigatória.
    http://megapiqueniquecnp.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. PS: Podemos partilhar no nosso Blog? Poderia me enviar em JPEG para catarina@cocegasnospes.com, por favor? Muito Obrigada mamã do D!

    ResponderEliminar
  9. É sempre bom saber, que nao me sinto sozinha,e enquanto pais estamos sempre ca para ajudar os nossos filhos,sao especiais,sao unicos.

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!