As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

domingo, 23 de setembro de 2012

Autismo e eu, de cara lavada!

Não sou a mesma pessoa de há um ano atrás. Nem a mesma pessoa de há dois meses. Obrigada ou não, mudei. Ganhei uma nova visão do mundo que me rodeia, sem que isso me cause angustia extrema ou me dê vontade para saltar para a frente de um comboio.

Calma. Os drunfos são de qualidade, mas não estou maluca! Agora consigo racionalizar as coisas, separar o que sinto daquilo que tenho que fazer. E mais, até consigo falar o que penso, na hora certa e no local certo, na cara de quem tem que o ouvir, desde que eu ache que isso é para o bem do meu filho. Deixei de ter receio de falar a palavra autismo em voz alta e perdi a vergonha (ou ganhei coragem) e fui à procura de  ajuda. Vamos começar terapia ocupacional e sensorial (bem, sala Snoezelen, que loucura!) e estamos a ponderar ir espreitar as piscinas para uma hidroterapia de que ouvi falar...

E mais, entrei para um Grupo de Apoio Emocional (GAE), organizado pelo Pais em Rede, onde conheci mães de crianças especiais, verdadeiras lutadoras e heroínas! Como me senti pequena e tola perante essas mães, que lutam sem desistir todos os dias pelos seus filhos! E tão insignificante o autismo do Diogo perante síndromes de que nunca ouvi falar, paralisias e afins... Por elas também, que já ganharam o meu respeito, carinho e admiração, sinto-me renovada, pronta para o que o dia de amanhã me trará.  Bring it on!

 Por isso e não só, achei que estava na altura de limpar a cara ao blog. Deixei-o mais colorido e adicionei o símbolo mundial do Autismo: o puzzle colorido. O padrão puzzle reflecte o mistério e a complexidade do espectro autista. As diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que vivem com o autismo e o brilho simboliza a esperança, não só numa cura mas numa consciencialização da sociedade, para a criação de formas de intervenção e tratamento para todos os que deles precisem, de forma a que todos possam viver uma vida digna e plena.


Por isso, estou de volta, para o que precisarem.
Coiso.

11 comentários:

  1. Deixas-me sempre sem palavras, por isso aceita um beijo e um abraço apertado e a confirmação de que te admiro muito. És uma grande mulher.

    ResponderEliminar
  2. Uau!!!!!!!!!! Estou a adorar a nova Daniela :) Que esta nova fase traga-te a ti e ao teu filho novas energias positivas e como conquencia muitas melhoras. Gosto de te ver assim. Coiso ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Gosto do novo rumo que optas-te para o bem do teu menino. Espero seguir sempre essa coragem para poder ser a melhor mãe para a minha pequenina.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Não há mais para dizer...Não há volta a dar: És uma Pessoa grande, uma Mulher valente, uma Mãe na verdadeira acepção da palavra...com tudo o que isso representa.
    Gosto muito mais de ti assim...(mas compreendo o teu 'antes'.)Dá-te ainda mais 'dignidade' enquanto Mãe do Diogo, que te vai adorar cada vez mais à sua maneira.
    Um grande , grande beijinho carinhoso...
    (Nem sempre escrevo,mas leio-te sempre, Amiga)
    Beijinhos aos três.

    ResponderEliminar
  5. Aceitar que nos saiu uma viajem à holanda é a única maneira de ajudarmos os nossos filhos de corpo e alma.
    Que esta renovação dê muitos frutos.

    Um xí "apetado" (como diz a minha filha maravilhosa)

    ResponderEliminar
  6. BOA....
    Por aqui sabemos o quanto é difícil, mas todos nós precisamos do nosso tempo para interiorizar tudo o que nos aconteceu.
    Ainda bem que estás aqui, com um novo blogue, como se fosse um renascer das cinzas tal como a Fénix.
    Bem, quanto ao que precisares cá continuaremos, se precisares de informações de algumas terapias também cá estamos, conhecemos uma excelente Terapeuta na área da Integração Sensorial (em Oeiras) e quanto a salas de Snoozelen, caso estejas interessada em visitar (muito sinceramente nós ainda fizemos algumas sessões, mas no nosso caso não era prioritário), tens na AFID ao pé do IKEA, aqui por Lisboa é a única que conheço.
    Beijinhos e bom regresso

    ResponderEliminar
  7. P.S.: Deixo aqui o endereço deste blogue fantástico que tem imensas actividades interessantes, principalmente ao nível da Integração Sensorial.

    http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estou a ADORAR a nova Daniela! Gosto mesmo muito de te sentir assim com este novo vigor, esta nova força e este novo espírito. Estás a reagir da melhor forma possível e eu admiro muito isso.
    Continua assim e não deixes que isso te afete. Lá haverá momentos menos bons mas já sabes que faz tudo parte, não é?

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  9. Gostei do que li... GOSTEI MUITO :) BEIJOS.

    ResponderEliminar
  10. Olá, Daniela.
    Sou mãe de uma menina de ano e meio que tem uma malformação do sistema nervoso central e um grande atraso do desenvolvimento e ando há uns tempos a pensar "juntar-me" aos pais em rede. Como fizeste para incluir o grupo? No site deles a info parece-me pouco clara e já contactei por mail, mas adiantaram pouco...
    bjs e obrigada,
    sofia

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!