As dúvidas e angustias de uma mãe de primeira viagem quando descobre que o seu tesouro é especial...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"É autista, não é?"

Acabadinha de ouvir.

Pela 3ª vez em 4 anos, o Diogo foi ao serviço de urgências do Hospital cá do sítio. Refiro o número de vezes só porque me disseram que o puto e os pais são uns heróis, pelos vistos há crianças da idade dele que já ultrapassaram as 50 visitas. Ganham-se pontos com isto, ou será que ainda não recebi o catálogo para trocar por brindes? brincadeira de mau gosto, admito! Sorry...

Como tem uma excelente memória, bastou chegar aos portões do referido Hospital para o Diogo desatar aos gritos... da ultima vez, eram 2 da manhã e ele teve que fazer aquela mistura de aerossóis com adrenalina e jkdfuwaeg-ina, que pelos vistos foi traumatizante. Eis que em plenos pulmões (apesar de muito rouco), esperamos pela triagem. A enfermeira que nos atendeu (bem mais atenciosa do que o outro paspalho, digo, enfermeiro que nos atendeu da outra vez), mediu-lhe a temperatura e como ele continuava aos gritos começou a tentar distraí-lo.
Pois.
Como viu que não conseguia, olhou para mim e disse com um sorriso:

"É autista, não é? Tão lindo! Sabe, como mãe, gostava muito de conhecer o mundo de um autista. Deve ser bem melhor do que o nosso, não acha?" e como se não bastasse, remata:
"Nota-se que vocês são uns pais excelentes!"
Nota-se como? Pelos gritos? Pelos pontapés? Pela cara de pânico do puto? Ou pela minha?

Ok, estou um bocadinho amarga hoje. Grunf...

 Segue-se a razão da visita: a pediatra, que ao telefone de manhã nos aconselhou a passar por lá para o auscultar. A birra continua mas ela faz um ar conhecedor (não vê o puto há 1 ano) e quando a colega (não, não foi a pediatra dele, foi a outra médica que estava de serviço) o tentou acalmar, a unica resposta foi:
"Este é dos bons, é dos tais..."

A única coisa boa disto, é que neste momento ele está a dormir. Acho que a gritaria o cansou e ele finalmente adormeceu. Não há tosse, nem gemidos... só o meu pequeno a dormir descansado.
Ataquei a maldita tosse a tempo, antes de ela se transformar em gosma pulmonar e ser muito mais difícil de curar depois.
Ele está bem. E se para ele estar bem, eu tenho que levar com tudo isto e mais os esgares de quem lá estava, desafio superado.
Nada de preocupações.
Estou bem, nada que uma boa noite de sono não cure.
Ou duas horas.
Ou meia hora.
Ou ZZzzzzzzzzzzzzzz.......

3 comentários:

  1. Calma , querida...
    É amargo à boca de quem tem de engolir ,para não desatar a bater ou aos gritos...
    Mas ele melhorará e tu,minha Linda , esquecerás e guardarás no peito mais um feito heróico do 'nosso' Diogo!
    Beijinho carinhoso

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, querida Paulinha!
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  3. Mas essa enfermeira e especialista em pedopsiquiatria para te dizer o que disse? Entao nao e normal um puto gritar e berrar num hospital? Quero dizer, pelo menos com o meu e :) sabes que este fds estive c uns amigos na serra da estrela q tem uma filha da idade do meu, 4 anos, que nao e autista nem tem nenhum diagnostico e que berra, guincha, faz birras mil vezes piores que o meu! E eu q achava q era impossivel :) para veres a peca qd aos 3 entrou p o infantario chegou a meter a cabeca de uma coleguinha dentro da sanita. Se tivesse um rotulo de autista ja nao era uma miuda terrivel mas sim com problwmas comportamentais derivados da patologia. O autismo tem as costas largas e por vezes esquecemo-nos que estamos a falar de putos!!! Que gracas a Deus tem a inteligencia de entender q um hospital nao e um sitio porreiro e q as batas brancas estao muitas vezes associadas a injeccoes ou no caso do meu ate mesmo a operacoes! Bolas, se o meu depois de ter sido operado as amigdalas nao passasse a ter um medo terrivel de ir a Cuf e a gritar 'nao quero pica' cada vez que ve um medico nem q seja o dermatologista, entao achava q o puto era um toto q nao se lembrava de nada... E ja agora, o que quis a enfermeira dizer que como mae gostava de entender o mundo de um autista? Ela tem um filho autista? E que o mundo deles e o nosso!!! As pessoas e q acham q eles vivem na twillight zone...

    As melhoras para o piolho :) beijos

    ResponderEliminar

Tenho que falar... senão dou em doida!

Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.

Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...

E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita...
comentários, agradecem-se!